Os Mistérios do Terço, chamados também de Mistérios do Rosário, são episódios da primeira vinda de Jesus no meio de nós.
Certamente, o grande sentido de se rezar o Santo Terço é meditar os Mistérios. Isto é, as Ave-marias que rezamos são como que um pano de fundo. Enquanto as rezamos, lembramos e refletimos a respeito de um capítulo da vida de Nosso Senhor.
Esse artigo foi escrito para pessoas que precisam aprender ou relembrar como meditar os Mistérios do Terço, mas já sabem rezá-lo. Se alguém aí não sabe rezar o Santo Terço, não se preocupe. Nós escrevemos o artigo “Como Rezar o Terço Passo a Passo” especialmente para você.
Como Rezar o Terço Meditando os Mistérios
Por certo inspirada pelo Espírito Santo, a Igreja pinçou vinte Mistérios e os classificou de cinco em cinco. Assim, formou-se quatro “grupos”: Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. Então, para determinado dia da semana, rezamos com um desses “Grupos de Mistérios”. Por exemplo, na segunda-feira contemplamos os Mistérios Gozosos, enquanto que na terça-feira, os Mistérios Dolorosos. Todavia, se você tiver alguma intensão especial, pode meditar outros Mistérios que não sejam os indicados para o seu dia.
Ao propósito, lembra que um Terço tem cinco dezenas? Pois bem, cada um dos quatro “Grupos de Mistérios” possui cinco Mistérios. Dessa forma, fica uma dezena para cada mistério.
Se acaso você está com dificuldade de entender? Não se preocupe. A saber, eu também não entendi de primeira. Mas lhe asseguro, à medida que você for praticando, você entenderá.
Assim, para rezar o Santo Terço meditando os mistérios, você vai recitar uma frase no início de cada dezena do Terço. Essa frase deve ser lembrada e meditada enquanto você reza a dezena, pois essa mesma frase conta uma parte da vida de Jesus.
Por conseguinte, temos a lista dos Mistérios:
Mistérios Gozosos (Segundas-feiras e Sábados)
1º A Anunciação (Lc 1,26-38) – No primeiro Mistério Gozoso, contemplamos a anunciação do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora.
2º A Visitação (Lc 1,39-45) – No segundo Mistério Gozoso, contemplamos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
3º O Nascimento (Lc 2,1-21) – No terceiro Mistério Gozoso, contemplamos o nascimento do Menino Jesus em Belém.
4º A Apresentação (Lc 2,22-35) – No quarto Mistério Gozoso, contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora.
5º O Encontro (Lc 2,41-52) – No quinto Mistério Gozoso, contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus no Templo.
Mistérios Luminoso (Quintas-feiras)
1º O Batismo de Jesus (Mt 3,13-17) – No primeiro Mistério Luminoso, contemplamos Jesus que, ao ser batizado no Rio Jordão, o céu se abre, e o Pai o proclama Filho Bem Amado.
2º Jesus Faz o Seu Primeiro Milagre (Jo 2,1-12) – No segundo Mistério Luminoso, contemplamos o primeiro milagre de Jesus em Caná, transformando a água em vinho.
3º Jesus Anuncia o Reino de Deus (Mc 1,14-15) – No terceiro Mistério Luminoso, contemplamos Jesus pregando seus ensinamentos e anunciando o Reino de Deus.
4º Jesus se Transfigura (Lc 9,28-36) – No quarto Mistério Luminoso, contemplamos a transfiguração de Jesus e os apóstolos que ouvem a voz do Pai: “Este é o meu Filho Amado”.
5º Jesus Institui a Eucaristia (Mt 26,26-28) – No Quinto Mistério Luminoso, contemplamos Jesus que se oferece ao Eterno Pai por nós, doando-nos o seu próprio Corpo e Sangue.
Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas-feiras)
1º A Agonia (Mt 26,36-46) – No primeiro Mistério Doloroso, contemplamos a agonia de Cristo, Nosso Senhor, quando suou sangue no horto.
2º A Flagelação (Mt 27,11-26) – No segundo Mistério Doloroso, contemplamos a flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.
3º A Coroação (Mt 27,27-31) – No terceiro Mistério Doloroso, contemplamos a coração de espinhos de Nosso Senhor.
4º A Subida ao Calvário (Jo 19,17) – No quarto Mistério Doloroso, contemplamos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.
5º A Morte (Jo 19,17-37) – No quinto Mistério Doloroso, contemplamos a crucifixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Mistérios Gloriosos (Quartas-feiras e Domingos)
1º A Ressureição (Jo 20,1-18) – No primeiro Mistério Glorioso, contemplamos a ressureição de Cristo, Nosso Senhor.
2º A Ascensão (Lc 24,50-53) – No segundo Mistério Glorioso, contemplamos a ascensão de Nosso Senhor ao Céu.
3º A Vinda do Espírito Santo (At 2,1-13) – No terceiro Mistério Glorioso, contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo, em Jerusalém.
4º A Assunção (Ap 12, 13-14) – No quarto Mistério Glorioso, contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao Céu.
5º A Coroação (Ap 12,1-2) – No quinto Mistério Glorioso, contemplamos a coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.
Ademais, para que você tenha ainda mais motivos para rezar o Santo Terço todos os dias, recomendamos a leitura do artigo “20 Frases para Mais Amar o Rosário”. Nesse sentido, também recomendamos a leitura do artigo “Rezem o Terço Todos os Dias – Um Pedido de Nossa Senhora de Fátima”.
Enfim, que nossos Anjos de Guarda nos ajudem a rezar sempre e rezar bem o Santo Terço. E que pela graça dessa magnifica devoção, decerto possamos junta tesouros no Céu e nos afastarmos do inferno. Nossa Senhora, nós queremos te servir com o terço nas mãos.
Por Márcio Martins
Referências:
- Bíblia Sagrada – Editora Ave-Maria
- Carta Apostólica Rosarium Virginis – Papa JOÃO PAULO II

Deixe um comentário